quinta-feira, 10 de abril de 2008

21 de Abril – Uma Grande Data Nacional








O número 21 tem grande significado simbólico na Tradição universal.
21 é o dia em que começam os signos zodiacais e as Estações do Ano.
O grau 21 dos signos corresponde ao dia 15, que marca os “idos” do mês.
21 é o número do alfabeto cabalístico, mais o Tau (que é Por-Tal).
21 é o número dos Arcanos Maiores do Tarô, mais o Zero.
21 é o Arcano Maior do Louco, que indica a manifestação do Avatar.
21 é o número dos mundos de Osíris e do samsara budista.
21 é número completo dos mundos intra-terrenos de Agartha.
21 é a soma da fórmula 3-6-12, que estrutura as Três Esferas evolutivas.

No Brasil, o 21 de Abril tem sido uma data tríplice para os brasileiros.
De início, é o dia (na verdade, o 22 seguinte) do Descobrimento do país.
Logo, é o dia da morte do grande mártir nacional, o Tiradentes.
Finalmente, é o dia da inauguração da Nova Capital do país, Brasília.
Nestas três realidades, temos uma verdadeira tríade (e 2+1=3), envolvendo território, sociedade e civilização. Questões que verdadeiramente tem relação com a Trindade Pai-Filho-Espírito Santo, ou com a Trimurti Brahma-Vishnu-Shiva.
Este dia começa o signo de Touro, integra os signos Fixos ou centrais, tidos como sagrados na tradição universal e destinados à organização do mundo. Touro está regido pelo planeta Vênus, relacionado à arte e à beleza, sendo também esta a grande esfera da humanidade.
Aprofundando a questão, digamos que existem ciclos solsticiais (como seria a rigor o começo do moderno ano ocidental) e ciclos equinociais (como foi o calendário etrusco cujos resquícios temos nos nomes dos meses de Setembro a Dezembro).
Imaginemos um zodíaco solsticial (iniciado a 21 de Dezembro), onde tratamos os ciclos da Alma –o ciclo iniciático inicia em Capricórnio ou na “Porta dos Deuses”-, o signo em questão passa a ser o quinto, o que corresponde a Leão, regido pelo Sol e relacionado ao poder temporal. Como o Sol representa o 1º Raio, este signo tem caráter inicial na esfera planetária.
E mais ainda, para completar, naquilo que pode ser o mais importante de tudo, numa oportuna conversão de padrões zodiacais e de abertura de calendários nos moldes do Hemisfério Sul (tal como observavam os Incas e outros povos deste Hemisfério), Leão se converte no signo oposto, que é Aquário. Isto já significará uma perfeita harmonia com as circunstâncias cósmicas, uma vez que, na atualidade, o Eixo Polar (ou o “Ponto Vernal”) está situado no começo da Era de Aquário no zodíaco sideral.
Deste modo, podemos dizer que, esotericamente, o 21 de Abril tem, positivamente, um caráter de abertura de calendário, para efeitos espirituais em especial. Segundo Alice A. Bailey, “uma raça-raiz é u’a humanidade regida ao nível da Alma.” De fato, a verdadeira cultura humana é uma manifestação que prima pelos dotes da consciência, considerando as questões materiais como meros instrumentos práticos.
Assim, enaltecer a data de 21 de Abril, com seu tríplice significado cívico e seu oculto caráter de abertura calendárica, pode auxiliar a despertar um aspecto mais nobre e profundo da sociedade nacional.



Boletim O VITRIOLO - nº 5 – Abril de 2008 - ASIGEAP
Amigos do Sistema Geográfico de Evoluçãode Alto Paraíso
ALTO PARAÍSO - UM LUGAR PARA VIVER

Nenhum comentário: