quinta-feira, 10 de abril de 2008

A Chave do Cristal



O cristal é uma forma maravilhosa que tem levado a se dizer se tratar de “luz condensada”. O cristal é mágico porque refrata a luz e revela o arco-íris, que é símbolo da Alma e das relações entre a luz e a matéria, haja visto ser usado na Bíblia para sinalizar o pacto entre Deus e a Humanidade.
Tem sido dito acertadamente, que o mundo tem sido mudado inicialmente por pequenos grupos, e não por grandes movimentos de massas. É um fato que nações inteiras adotaram a certa altura, os nomes de setores culturalmente destacados, como hebreus, incas, maias, caldeus, hindus, etc. Faltaria, porém, esclarecer ainda, a forma como isto foi feito.
Ora, aconteceu simplesmente de certas elites culturais, organizadas em regiões-chaves, abandonarem o seu antigo elitismo formal e dar abertura aos seus saberes, aproximando- se da população circundante ou do povo em geral, em nome de um Amor maior, por qualquer razão desperto, por necessidade ou prodigalidade. Para isto, esta elite de início se aproximou ou aglutinou entre si, a partir de um consenso mínimo latente, e teceu daí em diante um pacto criativo com o mundo circundante.
Adaptando a sua linguagem para algo que o povo conhecesse e pudesse aceitar, e também acatando ela mesmo as manifestações populares, realizando assim uma nova síntese transformadora para todos, através de uma troca ímpar entre Mentes e Corações, novamente acionado por um consenso mínimo, mas fecundo. Assim, a união destas mentes iluminadas (simbolizada pela jóia em algumas culturas) em nome da transformação cultural, cercadas por corações despertos (representados pelo arco-íris ou o lótus) da massa humana humilde, mas resolvida a amar em nome de Deus, é que acontece a grande transformação do mundo. O resultado foi a universal Comunidade do Arco-Íris.
Alto Paraíso, a "Cidade Cristal", é uma cidade nova, mas com imensos potenciais, devido à miscigenação cultural que tem ali ocorrido. Uma vez que a própria cidade estiver organizada e seu povo unido, ela poderá irradiar a sua sabedoria para as cidades circundantes e organizar todo um sistema geográfico de evolução, com grandes possibilidades de influenciar sobre o cenário nacional e até mundial... Pequenas cidades reunidas, podem chegar a ser realidades deveras promissoras. Muitos nomes importantes que ficaram na História são delas advindos, como Saulo de Tarso, Tales de Mileto, Zenão de Aléia, Pitágoras de Samos, Heráclito de Éfeso, etc.
“Alto Paraíso já fez muito por si mesma, e com parcos resultados, então talvez estivesse na hora de fazer algo pelo próximo (ou por todos, como permite a sua posição geográfica), e assim aproveitar o seu enorme potencial.Os espiritualistas compreenderão que sua vocação deve servir a todos, que Deus os quer em suas fileiras, não necessariamente reunidos, porém certamente unidos, porque apenas como grupo ou como classe organizada, é possível fazer qualquer revolução cultural.
Quem sabe chegue, por fim, um grande Dia do Perdão, em que cada um olhe para dentro de si em busca de verdades, e finalmente encontre de fato o Outro em si e no outro a Si mesmo –ou como dizem: namastê, in lakesh–, para juntos tratar, enfim, da busca das soluções de que a cidade tanto precisa. Seria um bom começo para um lugar que ensaia ser a cidade-coração de um grande sistema geográfico de evolução.”
Alto Paraíso é um local efervescente, colocado numa região em construção do país. Trata-se de uma síntese promissora entre passado e futuro, com muita tradição nas redondezas e muitos sonhos sobre o porvir. Mas o futuro não é negro e nem branco, ele é mestiço. Por isto, seria importante todo o esforço possível no sentido de construir tais pontes, repartindo entre todos o pão do saber o vinho da compaixão.
Invoquemos, pois, juntos, a Luz Una divina, repleta de poder, amor e sabedoria, capaz de acionar este mecanismo redentor, inspirando os corações e mentes de Alto Paraíso a manifestar esta Unidade sagrada, através de um grande Pacto de ressurreição social. Pax et Lux.

Boletim O VITRIOLO - número 2- Dezembro de 2007 - ASIGEAP
Amigos do Sistema Geográfico de Evoluçãode Alto Paraíso
ALTO PARAÍSO - UM LUGAR PARA VIVER

Nenhum comentário: